domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ronco da moto: música para os ouvidos!

Prezado amigo motociclista,

Sexta-feira passada, no final da tarde, estava voltando para casa após o trabalho, tranquilo e sereno em minha moto depois dessa semana curta, quando ouço uma música se aproximando. Claramente, reconheci o som maravilhoso de um motor "4 canecos" com um escapamento especial. Mas esse era realmente muito especial. No sinal parou ao meu lado uma MV Agusta Brutale 1090 com uma ponteira Arrow. Deixei o cara arrancar na frente só para apreciar e segui a curta distância, pois o trajeto era comum a ambos. Loucura, loucura! Amostrinha abaixo, direto do YouTube...



Essa foi minha motivação para esse texto. Desde criança sou fascinado pela diversidade maravilhosa de sons dos motores e escapamentos das motos. Claro que, na minha adolescência, frente ao limitado mercado motociclístico brasileiro, não existiam tantas opções assim. Mas sempre era possível ouvir alguma CB 750 Four remanescente ou outros elos perdidos dos anos 70, além de um som que considero um clássico até hoje: a CB 400/450. Realmente um som limpo e honesto que mexia com minha imaginação. Afinal, era um mundo povoado de CG´s, DT´s e XL´s, aquele motor dois cilindros tinha um som pra lá de especial. E quando o maluco ainda colocava um cano 2x1, sem nenhum tipo de redutor? Era aquele tal de acordar a vizinhança inteira nos domingos à tarde! Vejam do que estou falando abaixo.


Fonte: YouTube
Vale uma pequena menção honrosa ao sonzinho do motor 2T da Yamaha DT 180, com aquela ponteirinha fininha de alumínio: até que ficava bem legal. Depois vieram sons clássicos, como Honda CBX 750 F e Yamaha RD 350R, que incrivelmente eram concorrentes no Brasil (só aqui mesmo para uma 4 cilindros, 4 tempos e 750CC concorrer com uma 2 cilindros, 2 tempos e 350CC...).

Com o tempo, o mercado abriu-se e a diversidade de sons ampliou-se incrivelmente. O mercado de acessórios cresceu de forma exponencial e hoje temos uma infinidade de marcas nacionais e estrangeiras nesse mercado de ponteiras/escapamentos esportivos.

Um capítulo à parte sem dúvida é o mercado das motos Custom, pois como o próprio nome diz, tudo é customizável e no atributo escapamento a turma da customização não poupa esforços. Difícil cruzar na rua com uma Harley e ela não ter algum tipo de  escapamento especial que amplia seu som pra lá de clássico. Aquele conhecidíssimo som compassado dos dois cilindros é sinfonia para uma galera, conforme podemos ver abaixo.

Fonte: YouTube
Eu, particularmente, sou um grande fã do som dos motores 4 cilindros. Aquela harmonia e o ronco grave, equilibrado, mexem com a minha adrenalina. Difícil ficar indiferente quando uma esportiva de 1000cc passa ao lado, com aquela ponteira "básica" em fibra de carbono ou titânio. O som emana potência e velocidade, muito bacana. Para mim, a verdadeira sinfonia.

Enfim, esse tema do ronco da motocicleta daria uma boa tese de Mestrado, tantas são as opiniões e gostos. Entendo que é um dos atributos mais típicos de uma motocicleta e um sintoma clássico dos apaixonados por esse veículo. Que diga meu filho caçula, que nem aprendeu a falar direito, mas já aprendeu a reconhecer um belo som de moto passando na rua. Basta cruzar uma moto próxima e ele já levanta o dedo indicador e grita "bah!, bah!" (bah! é nome que ele deu para as motos, mas essa é outra história).

Bom, para encerrar, uma pequena lista de algumas motos com sons incríveis (bom, na minha opinião e sem nenhum tipo de ordem):

  • Suzuki Bandit 1200/1250 (a 1200, carburada, tem um som incrível)
  • CB 400/450
  • BMW K1600 GT (6 cilindros, dispensa comentários)
  • MV Agusta (todas, F4, Brutale, etc... Parece ser uma especialidade da fábrica italiana)
  • Yamaha R1 com escape esportivo
  • BMW R1200 GS (som clássico do boxer)
  • Suzuki V-Strom (em homenagem a minha esposa, que gostava muito desse 2 cilindros grave e compassado)
  • Honda CB 750 Four (o "sete galo" dispensa comentários. Se for um 4x1 então, nossa...)
  • E por aí vai...

E aí, qual moto você acrescentaria a essa lista?

Um abraço e boas estradas!



Fonte: Google

3 comentários:

  1. Pessoal estamos com novo site e ótimas ofertas para todos os tipos de gostos.
    Visiti Motocicleta

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei muito do ronco da Suzuki GSX-S1000, é uma sinfonia de Beethoven ecoando em meus ouvidos! Hahahahaha

    ResponderExcluir