domingo, 14 de julho de 2013

Mas qual moto eu compro? (parte 1)

Prezada amiga e prezado amigo motociclista,

O post de hoje é o começo de uma pequena série que vai tentar ajudar aqueles que querem comprar uma moto e não sabem bem qual modelo escolher. Para conviver com esse trânsito maluco das grandes cidades ou simplesmente para dar vazão a uma paixão pelas duas rodas, muitas pessoas estão optando pela motocicleta como veículo. Volta e meia as pessoas que me conhecem um pouco mais perguntam: "qual moto você sugere que eu compre?". Essa é uma pergunta de resposta relativamente complexa, mas vou tentar facilitar, para que não seja uma escolha totalmente baseada na emoção, que no final pode transformar o sonho em pesadelo...

Fonte: Google


Partirei da premissa que o candidato ou candidata a motociclista já possui ou está em fase de obtenção da habilitação tipo A (a não ser que você já tenha se decidido por uma scooter de 50cc...). A compra de uma moto envolve várias questões, mas eu elencaria alguns pontos que devem fazer parte dessa "auto-análise":

(1) Eu realmente me sinto preparado para pilotar uma moto em uma cidade ou estrada? Repare que eu falei "pilotar" e não dirigir, como um carro. Esse é um ponto fundamental para quem vai andar de moto, pois exige uma preparação que vai do equipamento a ser utilizado até o preparo psicológico, porque pilotar uma moto no meio do trânsito não é tarefa fácil. Na estrada, a vida também não é fácil, não adianta iludir-se com os "road movies" americanos, porque é uma experiência que exige preparo em diversos aspectos. E vamos combinar que nossas moto-escolas efetivamente não preparam ninguém para a realidade das ruas, muito menos das estradas. Moto tem riscos inerentes, portanto essa escolha deve ser muito consciente. Não se iluda: cair de uma scooter a 50 km/h pode machucar bastante...

(2) Qual a minha experiência com motos? Existem aqueles que nunca pilotaram uma moto e fizeram moto-escola, prova e pronto, carteira de habilitação nas mãos. Existem outros que tiveram motos há muitos anos atrás, do tipo "eu tive uma DT 180 em 1985, depois vendi e nuca mais andei...". Existem aqueles que possuem uma moto de pequena cilindrada e querem fazer um upgrade. Seja como for, eu sempre recomendo uma "escada", que pode começar em uma 125/250 e subindo gradualmente. Mesmo que você tenha dinheiro para investir em uma moto de alta cilindrada, o aprendizado e a experiência com modelos menores serão de grande valia na sua vida em duas rodas.

(3) Qual será minha utilização mais comum? Usar a moto todo o dia para se deslocar para o trabalho ou para fazer viagens no final de semana (ou as duas coisas!). Deslocamento por estradas asfaltadas, ruas ou até mesmo trechos de terra. A distância que será percorrida nesses trajetos (curtos, médios, longos). Todos estes são pontos de questionamento fundamentais, e que farão muita diferença na escolha da moto.

Neste momento, uma pequena parada didática. Vou dividir o mundo das duas rodas em 4 categorias bem genéricas: custom (inclui chopper, bobbers, etc...), trail (incluindo big trail), esportivas (incluindo as nakeds) e street.

Custom: motos clássicas que priorizam o conforto, mais voltadas para o uso em (boas) estradas. São símbolo por excelência do motociclismo. São motos onde o piloto vai em uma posição baixa, praticamente sentado e com os pés posicionados à frente, geralmente em pequenas plataformas. Os motores de 2 cilindros de grande cilindrada, porém com potência relativamente baixa e torque elevadíssimo são quase unânimes na categoria. Exemplos: Harley-Davidson (todas), Suzuki Boulevard, Yamaha XVS 950 Midnight Star, Kawasaki Vulcan 900, Honda Shadow 750, para ficar em alguns modelos comuns em nossas ruas.

Fonte: Google

Bom, daqui a alguns dias eu volto falando sobre os demais tipos de motocicletas e com mais dicas para a compra da sua tão sonhada motocicleta!

Um abraço e boas estradas!

PS: uma dica interessante para quem curte motos é o site www.mulheresdemoto.com.br . Bem elaborado e com belo conteúdo, vale a visita!

7 comentários:

  1. Muito bom o tema Irizaga. Nós que temos motos ouvimos essa pergunta a todo momento, de amigos, colegas, vizinhos e até de desconhecidos na rua.
    A didática do texto está excelente.

    Estou aguardando os novos textos.


    ResponderExcluir
  2. Gostam de motos ! Venha conferir as promoções especiais que a Suzuki Motos preparou Moto

    ResponderExcluir
  3. https://conversademotociclista.blogspot.com.br/2013/07/bc-inverno-da-mamytri-inverno-epoca-de.html?showComment=1478886141629#c1705124964443107632

    ResponderExcluir
  4. Então, já que o assunto é primeira moto, vou indicar pesquisar alguma moto básica na Suzuki, foi lá que eu comprei a minha primeira, e também todas as outras que tive ao longo da vida!

    ResponderExcluir
  5. Já que o assunto é moto eu tenho que dizer que a minha Suzuki Moto é a melhor coisa que já comprei melhor moto, melhor conforto vale muito a pena ter uma

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Motocicletas com preços incríveis ! Venha conferir as promoções especiais que a Suzuki Motos preparou motocicleta

    ResponderExcluir